NOVIDADES

Todos nós sabemos que a pele é um órgão frágil do nosso corpo que necessita de cuidados. A pele é composta por diferentes moléculas que a protegem do envelhecimento cutâneo até uma certa idade.

Infelizmente, mais cedo ou mais tarde, essas moléculas falham e a nossa pele começa a mostrar sinais de maturidade, cai ligeiramente, apresenta linhas finas e rugas e perde elasticidade. 

A nossa pele é composta por diferentes camadas de células sobrepostas umas às outras: a hipoderme, a derme e a epiderme.

A pele também é composta por moléculas essenciais para o seu bom funcionamento, como elastina, ácido hialurônico e colagénio.

O que é colagénio?

O colagénio é uma proteína naturalmente presente em todo o corpo, nos ossos, músculos, articulações, ligamentos, tendões… Na pele, o colagénio representa 70% da proteína total. É indispensável para a firmeza da pele, pois permite a coesão da pele aos músculos, evitando assim o seu colapso.

Como o ácido hialurônico, o colagénio ajuda a manter um bom nível de hidratação da pele, retendo água. Uma boa hidratação é a garantia de uma pele macia, flexível e confortável. Mesmo se aplicar um creme hidratante diariamente, beba bastante água ao longo do dia (idealmente 8 copos). A água consumida por via oral é a melhor forma de garantir a hidratação global do corpo, mas também dehidratar as camadas mais profundas da pele, como a derme, que os cosméticos tópicos não atingem.

A partir dos 25 anos de idade, o nível de colagénio no corpo diminui. Este fenômeno natural é a causa da flacidez da pele e doaparecimento de linhas finas e rugas, bem como de dores nas articulações e nos músculos. Aos 60 anos, as mulheres perdem quase 35% do colagénio!

Embora não possamos parar o processo de envelhecimento, no entanto, através do uso de tecnologias não invasivas, como oScarlet S RF, podemos estimular o corpo a produzir seu próprio colagénio e elastina que, por sua vez, levantam e tensionam a pele.